Sólida

BLOG

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UMA LIMPEZA IMPECÁVEL NO SEU BANHEIRO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UMA LIMPEZA IMPECÁVEL NO SEU BANHEIRO

Embora o banheiro seja um dos menores espaços da casa, a limpeza do ambiente deve ser feita com muita atenção. Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para você caprichar na faxina. Confira!

PRODUTOS NECESSÁRIOS PARA A LIMPEZA

Na sua lista de compras, inclua: desinfetante perfumado, detergente, sabão de pedra, luvas de borracha ou silicone para proteger as mãos, escova de vaso sanitário, água sanitária/cloro, esponja, panos (de chão e microfibra), vinagre e bicarbonato de sódio.

PASSO A PASSO

Normalmente, a ordem para limpar o banheiro é a seguinte:

1°: tire todos os objetos do banheiro que ficam em superfícies (shampoo, condicionador, toalhas, lixeira, tapete, etc.);
2°: em um balde, misture uma solução de água e detergente. Molhe a esponja e esfregue os azulejos da parede, deixando-os de molho por alguns minutos enquanto realiza o resto da limpeza;
3°: dê atenção aos azulejos (continue lendo o texto, pois falaremos sobre isso mais embaixo);
4°: limpe o vaso sanitário utilizando luvas, além de escovas e esponjas individuais para essa função (jamais misture a esponja de lavar a louça com a do banheiro!);
5°: limpe a pia e a cuba;
6°: se tiver objetos na pia, como saboneteiras ou porta-escovas de dentes, lave-os logo após;
7°: dê atenção para as torneiras/válvulas da pia e do box;
8°: lave o box na parte interna e externa;
9°: limpe o(s) ralo(s);
10°: limpe todos os armários, bancadas, prateleiras e o espelho;
11°: no fim, seque o piso e guarde novamente os objetos que tirou do banheiro.

VASO SANITÁRIO

Como o vaso sanitário é o item mais sujo do banheiro, você deve colocar as luvas antes de realizar a limpeza.
Utilize água sanitária e uma bucha para esfregar a parte interna do vaso, deixando de molho por cerca de dois minutos.
Do lado externo do vaso, é possível utilizar um pouco de vinagre misturado a um removedor de gordura, pois formam uma camada para limpar e proteger o objeto, que é extremamente frágil e deve ser limpo com cuidado.
Se não tiver vinagre em casa, outra alternativa é usar bicarbonato de sódio + água quente. Enxague com água fria e separe um pano para usar apenas na secagem do vaso.

PIAS E CUBAS

O material do vaso sanitário costuma ser parecido com a da pia, ou seja, frágil. Tenha cuidado ao limpar essa área, utilizando outra bucha para fazer o trabalho, além de um bom desinfetante para deixar aquele cheiro agradável.

ESPELHO

Para evitar que o espelho fique embaçado, primeiro utilize um pano úmido e passe por toda a superfície. Depois, seque o espelho. Esfregue um sabão de pedra em todo o espelho; logo após, pegue um pano seco e passe várias vezes até remover o sabão.
Em espelhos empoeirados, use um espanador para retirar a poeira do vidro. Depois, pegue um pano de microfibra, coloque um pouco de álcool nele e passe por toda a superfície. Seque com um papel absorvente (do tipo comum em cozinhas) ou com um pano seco.
No caso de espelhos mais sujos, faça a seguinte mistura: 1 colher de detergente neutro + 3 borrifadas de álcool em 1 litro de água morna. Mergulhe um pano macio no conteúdo e depois torça antes de passar pelo espelho. Após isso, molhe um pano apenas com água morna e passe novamente no espelho. Use um papel absorvente para secar.

RALOS

A maioria dos imóveis possui dois ralos no banheiro, sendo um dentro do próprio box e outro do lado de fora. Eles devem ser limpos adequadamente, em especial o do chuveiro.
Utilize uma escova de vaso e esfregue com força para remover a parte mais grossa da sujeira. Se o odor estiver desagradável, limpe primeiro com detergente/água sanitária e depois jogue um pouco de vinagre.

PAREDES

Se a superfície estiver limpa e você quiser apenas se certificar de que a sujeira não irá se acumular, use uma bucha macia e detergente. Deixe de molho por alguns minutos e então enxague e seque com um pano.

PISOS

A limpeza pode ser feita com uma escova de cerdas macias se o banheiro estiver mais limpo.
Agora, caso apareçam manchas verdes de lodo, faça uma mistura de bicarbonato de sódio, água quente (pode ser do chuveiro) e utilize uma escova de cerdas duras (do tipo usado para lavar peças de roupa).
Lembre-se de enxaguar bem.

BOX

A limpeza do box é bem simples. Para não correr o risco de arranhar o material, use uma bucha macia, detergente neutro e água quente (pode ser a água do próprio chuveiro). Use a parte mais macia para lavar a superfície e enxague até sair todo o sabão. Você pode usar um lustra móveis depois que o box estiver completamente seco para evitar manchas de gordura.
Observação: o box deve ser lavado semanalmente. Não se esqueça de lavar os azulejos de dentro do box!

TORNEIRAS, SABONETEIRA E OUTROS OBJETOS

Nas torneiras e objetos decorativos, você pode passar um pano com a seguinte mistura: água, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio.
Normalmente, a saboneteira é esquecida, então lembre-se de limpá-la também. Coloque um pouco de água morna com detergente neutro, deixe de molho por alguns minutos e use uma bucha macia para remover o conteúdo.

JANELAS

Faça o mesmo procedimento utilizado para limpar o box.
Se tiver manchas de mofo, misture água sanitária com bastante água. Jogue sobre o mofo e então espere alguns segundos. Utilize bucha e um pano seco para remover a umidade.

Depois de tudo, você pode usar um desinfetante bem cheiroso e deixar o banheiro pronto para ser usado novamente!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + seis =