APRENDA COMO DESCARTAR LIXO DO CONDOMÍNIO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
- cliente-solida
- junho 19, 2020
- 12:10 pm
- Sem Comentários

O momento atual que vivemos exige prevenção e cuidados constantes. Por isso, até mesmo no momento de fazer o descarte de lixo, deve-se levar em consideração se há perigo de proliferação de coronavírus.
Para te ajudar a evitar o contágio e proteger a si mesmo(a) e a sua família, nós separamos algumas dicas. Confira abaixo!
USE DUAS SACOLAS PARA JOGAR O LIXO FORA
Os cuidados devem começar dentro de casa, de forma a evitar que outras pessoas, como vizinhos, colaboradores do condomínio e os responsáveis pelo serviço de coleta possam ser, de alguma forma, contaminados.
Por isso, neste momento de pandemia, utilize dois sacos de lixo, evitando assim o contágio mesmo que uma das sacas se rasgue.
Além disso, lembre-se de usar máscara na hora de fazer o descarte.
PROCURE NÃO DEIXAR O LIXO CHEIO
Quando os sacos de lixo ficam muito cheios, a probabilidade deles se romperem na hora da coleta é maior, aumentando assim as chances de contaminação. O mesmo vale para lixeiras transbordando, que podem acabar fazendo com que algumas sacolas caiam no chão e rasguem.
Tire os lixos da casa de pouco em pouco, para não acumular tudo de uma vez.
MATERIAIS DE PROTEÇÃO DEVEM SER SEPARADOS
Materiais como luvas, máscaras e outros objetos descartáveis são os principais vetores do coronavírus. Na hora de jogá-los fora, coloque-os em outras sacolas e lacre bem.
Observação: se tiver alguém na sua casa doente ou com suspeita de contaminação, cole uma etiqueta de fora da sacola de lixo e escreva avisando que o material pode estar contaminado!
SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO = CUIDADOS REDOBRADOS
Caso haja alguém na sua casa que esteja apresentando os sintomas de COVID-19 ou então que trabalhe ou frequente algum lugar com casos confirmados, é necessário providenciar uma lixeira exclusivamente para essa pessoa e deixá-la em isolamento em um quarto individual.
Além disso, outra pessoa em casa deve fazer o descarte do lixo, higienizando essa lixeira de acordo com as recomendações de especialistas de saúde (usando máscara e luvas). Também é importante ressaltar que a retirada do lixo da pessoa contaminada/com suspeita de contaminação deve ocorrer somente nos dias de coleta, para evitar que o lixo fique parado em casa.
Seguindo esses passos e todas as dicas recomendadas pelas principais organizações de saúde, você estará promovendo um ambiente mais seguro para todos!