10 RAZÕES PARA EXECUTAR LAJES COM EPS

Você sabe o que significa EPS?
Trata-se da sigla internacional para “Poliestireno Expandido”, conhecido popularmente como isopor.
Por mais incrível que parecida, este material tem sido utilizado em diversas construções de lajes, pois oferece muitas vantagens para a cobertura da edificação, atuando, inclusive, no controle da temperatura dos ambientes internos.
Confira agora mais alguns benefícios deste material!
1 – OFERECE LEVEZA, uma vez que é um material de baixa densidade, diminuindo os esforços sobre as estruturas e as fundações.
2 – OFERECE RESISTÊNCIA, além de atender aos requisitos técnicos do mercado, graças à composição da laje (vigas de concreto e armadura metálica treliçada), capaz de sustentar as peças de EPS.
3 – OFERECE ECONOMIA, pois diminui a quantidade de vigas e pilares que deverão ser comprados, inclusive, do concreto, armaduras de aço, estruturas e fundação das edificações.
4 – AUMENTA A PRODUTIVIDADE em até 50%, pois o peso das lajotas de EPS é mais leve em comparação às peças de cerâmica. Dessa forma, os operários conseguem transportá-las com mais facilidade. Outro motivo para o aumento da produtividade é a diminuição do desperdício de materiais e da redução na quantidade de insumos, que faz com que o processo seja muito mais rápido.
5 – MAIS SEGURANÇA DE TRABALHO, devido à resistência das peças de EPS, que contribuem para a diminuição de acidentes envolvendo desprendimento de placas de cerâmica.
6 – MAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS, tendo em vista que o EPS utilizado nas construções civis são da classe F, que recebem tratamento antichamas. Assim, se ocorrer algum incêndio na edificação, o isopor não vai propagar as chamas; ele irá se extinguir se for exposto a altas temperaturas.
7 – OFERECE ESPAÇO PARA SISTEMAS HIDRÁULICO E ELÉTRICO, já que o corte nas placas de EPS tende a ser mais preciso e rápido que o corte em cerâmica, fazendo a execução desses sistemas ser muito mais simples.
8 – OFERECE ISOLAMENTO TÉRMICO, graças à combinação entre o isopor e o concreto.
9 – CAPACIDADE DE ISOLAMENTO ACÚSTICO, quando o isopor é utilizado em lajes de piso e, no contrapiso, há perólas de EPS, proporcionando uma menor quantidade de ruídos.
10 – MAIS SUSTENTABILIDADE, pois o EPS é um material totalmente reciclável, possibilitando redução dos resíduos normalmente produzidos na obra. Além disso, o desempenho térmico do isopor reduz a necessidade de usar ar-condicionado.
GOSTOU DOS BENEFÍCIOS DO USO DE EPS? APROVEITA PARA CONHECER TAMBÉM TODOS OS DIFERENCIAIS QUE TE ESPERAM NO LUXUOSO CONDOMÍNIO SÓLIDA ONE, NOSSO NOVO EMPREENDIMENTO!